PORTAL DEMONSTRATIVO - ANÚNCIOS ILUSTRATIVOS

– A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo Trypanosoma cruzi, que apresenta fase aguda e fase crônica, podendo evoluir para formas indeterminada, cardíaca ou digestiva.
– Na fase aguda, o diagnóstico é feito principalmente por métodos parasitológicos diretos. Quando esses exames são negativos, mas há forte suspeita clínica e epidemiológica, a pesquisa de anticorpos IgM por imunofluorescência indireta (IFI) pode auxiliar no diagnóstico, devendo ser realizada após 15 dias do início dos sintomas.
– Na fase crônica, o diagnóstico é realizado por testes sorológicos, sendo necessária a positividade em dois exames com princípios diferentes para confirmar a doença. Deve-se considerar que resultados IgM falso-positivos podem ocorrer em outras doenças febris.